Fórum de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

China supera EUA em emissões de dióxido de carbono

Ir para baixo

China supera EUA em emissões de dióxido de carbono Empty China supera EUA em emissões de dióxido de carbono

Mensagem por saunde Sáb Jan 05, 2008 10:56 am



Com aumento de 9% na quantidade de C02 jogado na atmosfera em 2006, gigante asiático se torna a maior fonte do principal gás responsável pelo aumento do efeito estufa, segundo agência ambiental holandesa

Pela primeira vez, as emissões de dióxido de carbono (CO2) da China superaram as dos Estados Unidos, de acordo com um relatório divulgado nesta semana pela Agência de Avaliação Ambiental da Holanda. Com um aumento de 9% na quantidade emitida de CO2 no ano passado, a China assumiu o primeiro lugar no ranking dos países que mais liberam o principal gás responsável pelo aumento efeito estufa na atmosfera. No mesmo período, as emissões dos EUA caíram 1,4%, segundo a agência. No ano passado, a quantidade global de CO2 lançada no ar devido ao uso de combustíveis fósseis subiu 2,6%.

Em 2005, o total de gás carbônico emitido pela China ainda era 2% menor do que o norte-americano. No entanto, o número de usinas termoelétricas no gigante asiático cresceu muito no ano passado para suprir as crescentes necessidades energéticas do país. Além disso, a indústria local de cimento – o processo industrial que mais produz CO2 – do país também cresceu, atingindo 44% da produção mundial. Graças a esses fatores, o volume total de gás carbônico lançado na atmosfera pela China atingiu a casa dos 6,2 bilhões de toneladas (dos quais 550 milhões vêm da indústria de cimento), contra cerca de 5,8 bilhões emitidos pelos EUA. Mas com uma população mais de quatro vezes maior do que os EUA, a China ainda tem um índice de emissão de CO2 per capita menor do que os norte-americanos.

Devido ao enorme crescimento econômico vivido pela China nos últimos anos, já era previsto que o país superasse os EUA em emissões de carbono. Contudo, acreditava-se que isso somente aconteceria entre 2007 e 2010. Os dados divulgados pela instituição holandesa são preliminares e basearam-se em números da British Petroleum sobre o uso de petróleo, gás e carvão em todo o mundo e da US Geological Survey sobre a produção de cimento.
fonte
saunde
saunde
Super-Moderador
Super-Moderador

Número de Mensagens : 145
Idade : 40
Data de inscrição : 23/12/2007

http://semcafeina.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos