Fórum de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Catalisador à base de Alumínio transforma CO2.

Ir para baixo

Catalisador à base de Alumínio transforma CO2. Empty Catalisador à base de Alumínio transforma CO2.

Mensagem por Caroll Helgenberger Dom maio 18, 2008 8:21 am

Catalisador à base de alumínio transforma CO2 em matéria-prima industrial

Cientistas da Universidade Newcastle, na Inglaterra, descobriram uma forma de transformar o dióxido de carbono (CO2) lançado indiscriminadamente como um resíduo na atmosfera em compostos químicos úteis à indústria.

Seqüestro de carbono

A nova técnica, que se mostrou de excelente eficiência, poderá dar um novo ímpeto aos esforços para se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Os cientistas estimam que a nova tecnologia tenha o potencial para converter anualmente milhões de toneladas de CO2 em compostos químicos conhecidos como carbonatos cíclicos.

Carbonatos cíclicos

Os carbonatos cíclicos são largamente utilizados na fabricação de vários produtos químicos, incluindo solventes, tintas e embalagens descartáveis, além de entrarem como insumos na fabricação de um composto destinado a facilitar a queima do petróleo, diminuindo ainda mais a emissão do dióxido de carbono.

Catalisador à base de alumínio

A conversão do CO2 utiliza um catalisador para induzir uma reação química entre o dióxido de carbono e um epóxido, resultando em carbonatos cíclicos. A reação entre o CO2 e os epóxidos é bem conhecida, mas até agora ela consumia uma quantidade enorme de energia e somente funcionava sob enormes pressões, inviabilizando o processo.

O novo catalisador, derivado do alumínio, mostrou-se excepcionalmente ativo, fazendo com que a reação funcione a temperatura e pressão ambientes, diminuindo drasticamente a quantidade de energia exigida no processo.

Fonte: Inovação Tecnologica.
Caroll Helgenberger
Caroll Helgenberger
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 83
Idade : 35
Localização : Brasil
Data de inscrição : 07/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos